Ligados no violão é quase um sinônimo de problema, até mesmo os violonistas mais experientes podem ter dificuldades em sua execução. Neste post te darei algumas informações para você adquirir uma ótima técnica de Ligados. Primeiramente teremos parte explicando conceitos básicos, na sequência apresentarei alguns exercícios e ao final algumas dicas.
Os Ligados no violão
A técnica de ligado consiste basicamente e produzir um som apenas com a mão esquerda, logo o foco do post de hoje será a mão esquerda. Podemos dividir os ligados em 3 tipos: “Ascendente”, “Descendente” e “Mistos”, o descendente é o que aparenta causar mais problemas para os violonistas, um pouco abaixo você irá entender o porquê.
Posição da Mão Esquerda
Aqui vai algumas sugestões para você encontrar a “sua” melhor posição da mão esquerda. Se quiser saber sobre a posição da mão direita clique aqui
- mantenha os quatro dedos alinhados(não necessariamente um em cada frete).
- Polegar fica entre o dedo 1 e o 2.
- Unhas curtas(no talo), de preferência
Exercícios Preparatórios para realizar de Ligados no violão
Hoje te mostrarei 3 exercícios que te ajudaram a solucionar a maioria dos problemas relacionados aos ligados. O primeiro é um exercício para ligados ascendentes, nele utilizaremos apenas a mão esquerda, pensamos no movimento como se o dedo fosse um martelinho. O segundo exercício é para ligados Descendentes, neste iremos tocar cordas soltas com os dedos da mão esquerda, a ponta do dedo apoia na corda de baixo. Observe os exercícios nos vídeos.
Este segundo exercício serve para criarmos consciência do momento em que o som é reproduzido, para assim podermos ter maior precisão rítmica, Já o primeiro serve para adquiri maior controle e precisão no movimento.
Agora o terceiro exercício é para desenvolver a musculatura que utilizamos ao realizar os ligados descendentes, nele nos tocamos todas as cordas com a mão esquerda. Confira no vídeo abaixo:
Exercícios de Ligados
Existe uma infinidade de exercícios para ligados. Mas neste momento colocarei apenas exercícios para formamos uma boa base, sendo que futuramento trarei outros mais complexos. O primeiro exercício é bem simples, apenas lembre de executa-lo de maneira precisa ritmicamente, livre de tensões desnecessárias, e se achar conveniente tocar com a ponta dos dedos. Lembre de repetir em todas as cordas e em outras posições. (esqueci de por a ligadura, sorry)
A força no ligado ascendente é concentrada no dedo que realiza a ação(o que “martela”)
O segundo é a versão descendente(a força no ligado descendente é concentrada no dedo que fica fixo na corda, o outro saí da corda de maneira bem leve).
O terceiro são ligados ascendentes em que se alterna os dedos a cada passagem de corda.
O quarto é a versão descendente do terceiro.
O quinto exercícios é formado por ligados mistos.
O sexto é a versão mista do terceiro.(faça em várias posições)(primeira parte no vídeo, toquei em 2 posições)
O sétimo é o sexto começando Descendentemente.
Conclusão
Ainda existe um mar de exercícios e estudos sobre ligados, hoje apenas apresentei os fundamentais e que abordam as dificuldades mais recorrentes nas músicas. Segue as informações aprendidas:
- O posicionamento da mão esquerda e a movimentação vertical dos dedos.
- Conceito Básico sobre ligados.
- Exercícios preparatórios.
- Exercícios Fundamentais.
Futuramente trarei ao blog mais exercícios sobre ligados e também alguns estudos. Para se manter atualizado sobre as postagens realizadas por aqui, registre seu E-mail abaixo. Muito obrigado pela atenção, divirta-se com os exercícios e até a próxima. Se você gostou lembre de compartilhar.
Abraço, André Marcílio
Fique por dentro!
Preencha este formulário para ficar por dentro de nossas novidades!