Pular para o conteúdo

Arpejos no Violão, como estudar?

Arpejos no violão são extremamente comuns, na maioria das músicas que nós tocamos encontraremos eles, portanto no post de hoje serão apresentadas técnicas, exercícios e informações extras para levar os seus arpejos para o próximo nível.

Os Arpejos no Violão

Arpejo exemplo

Arpejo nada mais é do que as notas de um acorde sendo tocadas consecutivamente. Na maioria das vezes, “mecanicamente falando”, os arpejos apenas complicam a vida da nossa mão direita, mas em algum casos, como no Estudo N.2 do Villa-Lobos, o compositor faz a obra inteira tendo como base os arpejos, e ele os usa de forma com que as duas mãos trabalhem bastante.

Mesmo tendo um conceito um tanto quanto simples, todos nós (provavelmente) passaremos muitos e muitos anos estudando arpejos. Visto que existem uma gigantescas gama de exercícios, formas de estudar e informações sobre este tema, hoje focarei em conceitos mais básicos, porem muito importantes, utilizando apenas a mão direita.

Posição da Mão Direita

Primeiramente gostaria de compartilhar algumas “dicas” para você encontrar a melhor posição para a sua mão direita, visto que não existe apenas um jeito certo de posiciona-la, cada pessoa encontrará sua própria maneira. Em resumo, o mais importante neste momento é encontrar uma posição que permita você ficar relaxado e pronto para tocar. Segue as “dicas”:

posição mão direita violão
  • Mantenha o punho levemente projetado para frente ou em linha reta com o braço.
  • Evite encolher ou fechar o ombro direito ao posicionar a mão.
  • Lembre-se de verificar se tensões desnecessárias estão surgindo.
  • Não precisa mover o cotovelo para trás quando for tocar nas cordas superiores(bordões), em vez disso apenas levante o ante-braço. Mas caso prefira pode puxar o braço inteiro(movendo o cotovelo).
movimento do braço direito violão
movimento do braço direito violão
movimento do braço direito violão

Formas de estudar arpejos no violão

3 Formas de estudar arpejos

Explicarei agora um pouco sobre as 3 principais formas de estudar arpejos, visto que você pode aplica-las a praticamente qualquer exercício ou peça que se utiliza a mão direita. A primeira forma é “preparando o arpejo em blocos”, a segunda “preparando a nota seguinte” e a terceira “mantendo todos os dedos que tocam nas cordas”

  1. Preparando o Bloco

Nesta forma antes de tocar o arpejo prepararemos todos os dedos atuantes nas cordas em que eles irão tocar, uma vez que quando o ultimo dedo tiver tocado repetimos o processo. É muito bom estudar dessa maneira para conseguirmos uma maior estabilidade na mão direita. (assista o vídeo acima para mais detalhes)

forma de estudar arpejos

2. Preparando a Próxima nota

Na segunda forma é como seus dedos adiantassem os movimentos. Logo após um dedo sair da corda(reproduzindo o som), o dedo que tocará a próxima nota é posicionado(sem tocar) sobre o corda até que o momento da próxima nota ser tocada chegue.

forma de estudar arpejos 2

3. Mantendo os dedos na corda

Talvez esta seja a mais complicada das três formas. Aqui todos os dedos da mão direita começam posicionados encostando nas cordas(como no começo da preparação em bloco), mas quando você ataca a nota com um dedo, ele imediatamente volta a encosta-la(dessa maneira abafando o som).

forma de estudar arpejos 3

Exercícios de arpejos no violão

Agora gostaria de te convidar para realizarmos uma verdadeira e eficiente sessão de ginástica para os dedos. Isso mesmo! chegou a hora que tanto esperávamos, botar a mão(dedos) na massa e deixar os dedos em forma. 🙂
O primeiro exercício é para nossos dedos reconhecerem o campo de batalha e acostumarmos com o movimento do braço. Vai ser bem simples, apenas toque cada corda 4x com o mesmo dedo, em seguida repita o exercício com todos os dedos.

exercício iniciante arpejo

O segundo é para exercitar a abertura do polegar e o indicador. IMPORTANTE: não negligenciem este exercício, pois ter uma boa abertura nessa região vai facilitar muito sua vida como violonista. Apenas use o polegar e o indicador.

exercício iniciante arpejo 2

10 Primeiros Arpejos OP.1 Giuliani

Para finalizar este post irei te apresentar 10 arpejos do Giuliani. Eles são bem simples, mas são muito eficientes e uteis. Lembre-se de aplicar tudo que foi explicado acima, em outras palavras toque todos os arpejos de diferentes formas.

Mauro Giuliani arpejos

Recomento primeiramente tocar a 60 BPM, uma batida por nota(bem lento mesmo, depois aumente o andamento).

Considerações Finais

Hoje aprendemos:

  • Como encontrar uma boa posição para mão direita.
  • 3 formas de estudar os arpejos no violão
  • Exercícios para desenvolver a musculatura usada ao tocar arpejos
  • Os 10 primeiros arpejos do OP.1 de Mauro Giuliani

Muito obrigado por ter lido este post. Espero que tenha sido acrescentador para você. Pretendo publicar mais posts falando sobre arpejos, trazendo exercícios mais avançados e outras informações adicionais. Para se manter atualizado sobre as postagens por favor insira seu endereço de E-mail no formulário abaixo. Sinta-se a vontade para colocar sua(s) dúvida(s) na aba de comentários, também abaixo. Caso tenha gostado lembre de compartilhar. Grato!

Abraço, André Marcílio.

Já verificou nosso post sobre ligados?

Fique por dentro!

Preencha este formulário para ficar por dentro das nossas novidades!

Sender.net email marketing
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Copy link
Powered by Social Snap