Pular para o conteúdo

Músicas para Tocar no Violão

O violão é um instrumento que nos possibilita tocar diferentes estilos musicais, desde obras da renascença(1400 – 1600) compostas para Alaúde ou Vihuela, até músicas populares como o Choro.

No post de hoje quero compartilhar com você diferentes estilos musicais que o violão nos permite tocar, lembrando que você não precisa se limitar as músicas citadas aqui, pois esta é uma decisão particular de cada um.

Peço que durante a leitura mantenha a cabeça aberta para novas sonoridades, livre de qualquer tipo de preconceito, pois provavelmente muitas das músicas apresentadas aqui serão diferentes comparadas a maioria que estamos habituados a ouvir.

Músicas Renascentistas para Tocar no Violão

Tocar músicas renascentistas é uma prática muito saudável para os violonistas, com músicas deste período conseguimos desenvolver muitos aspectos técnicos e musicais importantes na nossa formação.

O período renascentista na música começa aproximadamente no ano 1400 e vai até 1600. Como não existia o violão nesta época, tocamos obras que foram compostas para Alaúde e Vihuela, fazemos isso por meio de transcrições, isto é, um método utilizado para tocar a obra de um instrumento em outro.

Para tocarmos música renascentista no violão, tenho algumas dicas e sugestões:

  • Afine a terceira corda em fá#, dessa forma a afinação se aproximará a do Alaúde e da Vihuela.
  • É comum o uso de um capotraste para tocar músicas deste período, também para aproximar da afinação original.
  • Fique atento a polifonia, pois esta é uma característica muito forte neste período.

Exemplo de músicas renascentistas tocadas no violão

Dowland: Fantasia No. 7 played by Andrey Lebedev

John Dowland, também conhecido como John “Download”(risos), foi um dos mais importantes Alaudistas do final do período renascentista, já com um pé no Barroco.

Diferencias Sobre Guardame las Vacas - Luys de Narvaez - Joao Carlos Victor

Luys de Narvaez foi um grande Vihuelista deste período, está música é chamada “Diferencias Sobre Guardame las Vacas”, as Diferencias seriam o que chamamos de variações, isto é, um tema é apresentado e na sequência ele é repetido de forma diferente, com variações.

Músicas Barrocas para Tocar no Violão

O período Barroco é marcado pelo desenvolvimento do sistema tonal, a Harmonia desenvolvida neste período continua em uso até os dias atuais. Assim como no período renascentista, a polifonia continua forte, mas ao final deste período ela começa a perder sua força.

J. S. Bach é o principal compositor barroco, tocar suas obras no violão é um tremendo desafio, mas mesmo assim encontramos algumas peças bem acessíveis para quem está num nível iniciante para intermediário.

As obras mais tocadas do Bach no violão seriam as 4 suítes para Alaúde(BWV 995, BWV 996, BWV 997 e BWV 1006) e a BWV 998.

J. S. Bach - BWV 997 Preludio e Fuga

A 1007 é uma suíte para Cello, também muito tocada, pois é uma obra muito conhecida.

Ana Vidovic plays from the Cello Suite No. 1 Prelude in G Major BWV 1007 - BACH

Dicas para tocar Peças Barrocas

Tocar obras Barrocas exigem muito da mão esquerda e também da mão direita, muitos menosprezam o trabalho realizado pela mão direita nestas obras, por isso acabam enfrentando diversos problemas.

Segue algumas dicas para quando você for tocar uma obra Barroca:

Digite a mão Esquerda e a mão Direita

Planejar uma boa digitação de ambas as mãos vai facilitar bastante sua vida.

Cuidado com a polifonia

Ouça todas as vozes, tente perceber quantas melodias estão soando ao mesmo tempo, se possível tente cantar uma melodia enquanto toca outra.

Cuidado com a edição escolhida

Verifique se a edição da partitura é confiável, alguns nomes de referencia seriam: “Frank Koonce“, os manuscritos (versão original encontradas no IMSLP), e as edições do Tilman Hoppstock.

Toque Lento

Após conversar com muitos excelentes violonistas, muitas dizem isto a respeito do estudo de obras do Bach, “a melhor forma de resolver a peça é toca-la lento”, não um pouco lento, mas sim muito lento. Pense em começar com o metrônomo a 60 BPM e cada batida é uma nota, isto é, uma nota por segundo.

Repertório Clássico

Muitos pensam que o repertório do violão clássico é formado apenas por música Clássica, mas como você pode observar neste post, isto está longe de ser verdade.

O repertório Clássico é muito importante para o violão, pois foi aqui que as primeiras obras originais para o instrumento começaram a ser compostas.

O violão do jeito que conhecemos hoje foi introduzido neste período, logo questões relacionadas a técnica também começaram a ser levantadas aqui.

No período Clássico podemos perceber certa Simetria nas musicas, tudo é muito “certinho”, mas é exatamente por isso que é muito desafiador tocar obras deste período, tudo é muito transparente, qualquer coisa fora do lugar será facilmente percebida.

Exemplos de músicas clássicas

Os dois principais compositores do período Clássico para violão seriam o Fernando Sor e o Mauro Giuliani.

Julia Trintschuk plays Grand Solo Op. 14 by Fernando Sor on a 2006 Enrico Bottelli

Ambos os compositores foram extremamente importantes para o desenvolvimento do instrumento, eles compuseram muitas obras maravilhosas, entre elas existem diversos estudos importantes para iniciantes se desenvolverem musicalmente e técnicamente.

Ana Vidovic plays Mauro Giuliani Gran Sonata Eroica, Op.150

Dicas para tocar Músicas Clássicas

  • Toque de maneira precisa e clara, para isso estude bastante lento e com controle.
  • Entenda a estrutura da música, saber teoria musical vai te ajudar a compreender e interpretar melhor a peça.
  • Ter uma boa técnica é importante, tocar obras clássicas vai te ajudar bastante.
  • Toque os estudos de compositores clássicos, pois estes vão te preparar para tocar as grandes obras.

Músicas Românticas para Tocar no Violão

Bem, com românticas eu quero dizer músicas do período romântico que vai do ano 1810 até o ano 1910, aposto que muitos devem ter imaginado outra coisa….

Neste período o violão acabou sendo deixado meio que de lado no cenário musical, mas mesmo assim temos muitas composições belíssimas desta época.

A música do período romântico é muito grandiosa, temos maior complexidade harmônica comparada ao período anterior e também uma exigência maior em relação ao virtuosismo técnico, isto é, as obras exigem muito tecnicamente.

Exemplos de músicas românticas

Hoje te apresentarei o compositor Kaspar Mertz e o Giulio Regondi, os principais compositores violonistas do período romântico.

Johann Kaspar Mertz - Elegie - Carlos Perez
Nocturne "Reverie" Op. 19 - Giulio Regondi

Músicas Contemporâneas para Tocar no Violão

Com música contemporânea quero dizer as músicas “atuais”, logo as músicas compostas no período em que estamos vivendo, podendo ser popular ou clássica(não concordo muito com essa divisão).

Vou listar aqui alguns estilos só para mostrar a variedade das obras atuais que podemos tocar no violão, mas não levem essa lista muito a sério, ela foi feita só para organizar algumas ideias.

  • Rock?
  • MPB
  • Contemporânea

Rock no violão? Será?

Bem, na verdade esses compositores aqui não são exatamente compositores de Rock, mas quando ouço algumas de usas obras, parecem até ser.

Nikita Koshkin - Introduction e Vivace

Alguns estudos do Villa-Lobos(importante compositor Brasileiro) também parecem

Caso queira tocar algum Rock de alguma banda famosa, é possível também, para isso você deverá procurar por arranjos, ou criar o seu próprio.

Músicas MPB para tocar no violão

Podemos encontrar diversos arranjos de músicas brasileiras para violão, Roland Dyens escreveu vários de maneira espetacular.

Carlos Jobim - A Felicidade (arr. by Roland Dyens) for Guitar (Score video)

Tem também o Choro N.1 do Villa-Lobos, é uma obra muito importante para o violão.

Choros 1 - Heitor Villa-Lobos - João Luiz

Músicas Contemporâneas

Aqui irei te mostrar algumas músicas com métodos de composição que inovaram muito a escrita atual, estas músicas muitas vezes não são aceitas pelos nossos ouvidos de primeira, pois o seu grau de complexidade é muito grande.

Quatre pieces breves (Frank Martin) – Valeria Galimova, guitar

As 4 peças breves do Frank Martin, é uma peça bacana para se introduzir neste tipo de repertório, mas está é uma peça de nível avançado.

Paul Galbraith - Nocturnal aft J Dowland Op. 70 Britten

A “Nocturnal” é um “tema com variações”, onde o Britten compôs variações encima de um tema do Dowland, compositor do período renascentista já citado aqui.

Conclusão

Existem uma variedade imensa nas músicas que o violão nos permite tocar, não se limite a um estilo, explore! Ouça! Aprenda com todas as músicas, existem e existiram compositores maravilhosos que podem nos ensinar muito se permitirmos.

Neste post trouxe apenas informações básicas, caso deseje continuar sua pesquisa, recomendo aprender mais sobre historia da música e teoria musical.

Caso tenha gostado, lembre de compartilhar e se inscrever na nossa lista de e-mails no formulário abaixo. Muito obrigado!

um abraço e excelente estudos,

André Marcílio

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Copy link
Powered by Social Snap