Ao iniciarmos o estudo do violão clássico, percebemos que é quase unanimidade o uso de unhas compridas para tocar violão, seja por iniciantes ou pelos mais renomados violonistas do mundo. Mas quais seriam as razões para isso?
Bem, os principais motivos que fazem os violonistas optarem pelo uso das unhas para tocar violão são: maior projeção sonora (volume), mais clareza nas notas, maior variedade de articulação e de timbres. No vídeo abaixo você irá perceber a diferença sonora que o uso da unha faz.
Mas para conseguir todos esses atributos não basta simplesmente deixar as unhas crescerem e ir tocar violão, é necessário encontrar o tamanho e formato ideal para as unhas e ter ainda uma serie de cuidados com elas.
Cada violonista encontra sua própria maneira de preparar suas unhas, pois cada pessoa tem um formato natural das mãos, unhas e dedos. Unhas frágeis podem ser um problema para violonistas, mas não se preocupe, posteriormente iremos apresentar algumas soluções.
Nesse post você vai encontrar um passo a passo com as informações necessárias para lixar corretamente suas unhas e conseguir todos benefícios citados acima.
- Em busca do som ideal
- Materiais usados para lixar e polir as unhas
- Tamanho e formato das unhas para tocar violão
- Polimento das unhas para tocar violão
- “Minhas unhas são muito Frágeis para tocar violão”
Em busca do som ideal
Antes de nos preocuparmos em saber preparar nossas unhas, precisamos ter consciência de que sonoridade estamos buscando, isso facilita muito o nosso caminho.
Ter um professor auxiliando no processo de busca pelo som ideal é muito importante, pois quando estamos começando nossa jornada no violão clássico não conseguimos perceber com facilidade as diferenças sonoras de uma unha bem polida para uma unha mal lixada.
A sonoridade que procuramos deve possuir entre clareza e também ser encorpada, com o mínimo de ruído possível. Podemos falar incontáveis aspectos de uma sonoridade ideal, mas só saberemos do que se trata ouvindo bons violonistas tocarem.
Então vamos começar a fazer isso agora mesmo!
É impressionante como os dois integrantes do duo (Fernando Lima e Cecília Siqueira) conseguem tirar um som extremamente equilibrado, claro e limpo, com uma sincronia muito grande soando não como dois violões tocando junto, mas como uma unidade musical.
Abaixo temos um vídeo do violonista Thibaut Garcia, ele possui uma sonoridade muito equilibrada e “limpa” de ruídos. Podemos perceber como ele prioriza o resultado sonoro independente de questões como manter a mão direita na posição recomendada.
Conhecendo as características sonoras que você deve buscar, podemos dar inicio ao nosso passo a passo.
Materiais usados para lixar e polir as unhas
Aqui vai uma listas dos materiais necessários para preparar suas unhas para tocar violão:
Lixa Grossa
Essa é bem comum, você pode usar aquelas de dois lados que vendem em farmácias, existem também umas de metal, mas apenas recomendo esta se suas unhas forem bem fortes.
Você também pode usar as lixas de vidro, essas são muito boas.
As lixas grossas servem para dar o formato a unha, mas após utilizar uma lixa grossa a unha fica muito áspera, por isso precisamos de outras lixas mais finas.
Lixas Finas
Lixas finas são identificadas pela numeração. Recomendo que use aquelas numeradas a partir de 1000.
Você as encontrará em lojas de materiais de construção.
As lixas finas servem para tirar certas irregularidades da unha, dependendo da numeração da lixa e da espessura do seu dedo, apenas uma lixa grossa e uma fina já será o suficiente, mas mesmo assim recomendamos usar um polidor para maior acabamento.
Polidor
Polidores podem ser lixas muito finas(1200 ou mais), você os encontra em lojas de materiais de construção, lojas de tinta e farmácia.
Os polidores servem para dar o acabamento final nas unhas. Podemos dizer que quanto mais polida a unha, mais polido será o som, pois com uma unha polida as cordas podem deslizar no dedo quando a tocamos, sem atrito, dessa forma tirando um som mais limpo, sendo assim muito importante polir as unhas.
Lixa de três ou quatro lados
As lixas de tês/quatro lados funcionam muito bem, e nos proporcionam grande praticidade. O ponto negativo é apenas a durabilidade que geralmente não é muito grande, mas varia com a maneira que você usa ela.
Nela nós encontramos em cada lado delas, uma lixa de granulação diferente. Contendo geralmente uma lixa grossa, uma ou duas lixas finas, e um polidor. São encontradas para venda em farmácias, e lojas de cosméticos em geral.
Unhas postiça para tocar violão
As unhas postiças costumam ser uma saída para violonistas com que tem problemas com fragilidade das unhas, mas também podem servir como suporte caso a sua unha quebre acidentalmente.
É importante fazer uma pesquisa breve sobre as marcas, pois existem algumas com uma qualidade muito ruim, sendo muito moles e não servido para o que desejamos.
São facilmente encontradas em lojas de cosméticos, farmácias e supermercados.
Materiais Deslizantes
Se você tiver problemas com os dedos estarem “grudando” as cordas, ou caso queira que seus dedos deslizem mais facilmente sobre as cordas, então recomendamos que use algum material deslizante.
Materiais deslizantes comumente utilizados por violonistas:
- Creme Nívea
- Vaselina
- Oleosidade do rosto (caso tenha o rosto oleoso, meio nojento, mas dá certo).
Tamanho e formato das unhas para tocar violão
O recomendado é que primeiro se estabeleça uma boa postura, e a partir dela iremos buscar o formato de unha que nos satisfaça, devemos evitar o caminho inverso. Como a sua postura irá interferir neste processo recomendo que leia o post sobre postura clicando aqui.
O tamanho e formato de suas unhas irá influenciar diretamente na sua qualidade sonora, e como a matéria da música é o som, se faz fundamental tomarmos muito cuidado com eles.
Mas como o formato e tamanho da unha influenciam no som?
Se você tocar com as unhas gigantes e sem usar a polpa do dedo, provavelmente seu som será muito estridente (espetado), em contrapartida se você não utilizar nada de unha, seu som será aveludado, porem com pouca projeção e definição.
O ideal recomendado é você encontrar um equilíbrio entre polpa e unha, então não deixe as unhas demasiadas grandes e nem curtas demais.
Então como você pode perceber mexemos na unha com um objetivo em mente, que é encontrar um som desejado. Logo não importa muito se suas unhas estão no formato padrão que alguns violonistas pregam, o mais importe é o seu violão soar do jeito que você deseja.
Vale lembrar que o formato da unha varia a cada dedo, devido a posição natural que cada um se encontra quando vamos tocar violão.
Como já falado anteriormente, o formato e tamanho das unhas irá variar muito, sendo que cada violonista irá encontrar o seu próprio. Segue algumas idéias de formato para você testar:
- Rampa – O formato da unha fica semelhante ao de uma rampa. Geralmente é usado por ajudar a empurrar a corda para dentro do violão ao realizar o toque, aumentando a projeção e não travar na corda (imagem da esquerda).
- Quadrada – A unha fica com um formato bem quadrado e é muito usado por violonistas flamencos ou por violonistas clássicos que possuem um toque mais frontal (imagem do meio).
- Arredondada – Nesse formato são retiradas as quinas da unha, evitando que a unha trave na corda e é muito comum ver violonistas com esse formato de unha (imagem da direita).
Ao lixar a sua unha no formato escolhido lembre-se de passar a lixa fina e realizar o polimento.
Abaixo temos um vídeo breve com o processo de preparação das unhas para tocar violão, seguindo todas as indicações e materiais vistos nesse post.
“Minhas unhas são muito Frágeis para tocar violão”
Algumas pessoas podem enfrentar muitas dificuldades em deixar as unhas crescerem, pois possuem unhas muito frágeis.
Caso você tenha unhas frágeis, sugiro primeiramente que dê uma olhada na sua alimentação, pois isso pode influenciar muito nas suas unhas. Sendo que quanto mais saudável você for, mais fortes a suas unhas serão. Veja aqui algumas dicas de alimentação.
Caso mesmo com uma boa alimentação você continue tendo problemas com unhas fracas, então recomendamos que pesquise mais a respeito das unhas postiças, abaixo deixarei dois vídeos ótimos sobre o assunto.
Conclusão
Por fim, o que aprendemos de mais importante no post de hoje é que o uso da unha é fundamental para o desenvolvimento no violão clássico, pois nos proporciona uma série de benefícios melhorando nosso produto final, o som.
Aprendemos também que existem diversas maneiras de encontrar uma sonoridade de qualidade, com unhas de diferentes tamanhos, formatos e materiais (unhas postiças). E o que devemos fazer é encontrar a maneira que funcione melhor para cada um de nós.
Mesmo com o vasto conteúdo que temos a nossa disposição na internet a respeito do assunto, é muito importante ter o acompanhamento de um professor qualificado para nos auxiliar nesse caminho.
Espero que essas informações possam te ajudar em sua jornada, caso tenha gostado, lembre-se de compartilhar e comentar. Logo abaixou deixarei um formulário para quem se interessar em continuar recebendo conteúdo como este, se você assinar, irei notifica-lo sobre novos posts e enviar outras informações relacionadas ao violão pelo e-mail. Muito obrigado!
Abraço!
Mario Sales e André Marcílio
Fique por dentro!
Preencha este formulário para ficar por dentro das nossas novidades!
Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando atualizado Abraços 😉 !
Obrigado pelas dicas, ajudaram muito!